O Dia Mundial do Rádio foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para lembrar a estreia da primeira programação do órgão em 1946. Somente no Brasil, são mais de 10 mil emissoras de rádio atuando. Em mais de um século de atividade, o mais popular veículo de comunicação de massa segue firme e forte.
O início do rádio no mundo
A invenção do rádio é creditada ao italiano Guglielmo Marconi, que em 1896 montou o primeiro sistema prático de telegrafia sem fios. Porém, antes disso, em 1888, Heinrich Hertz verificou a existência de ondas eletromagnéticas. No mesmo período, o austríaco Nikola Tesla também utilizava o conhecimento de Hertz para tentar fazer a mesma coisa que o italiano. Inclusive, 19 patentes de Tesla foram usadas no invento de Marconi. Porém, somente em 1906 a voz apareceu, em um experimento de Lee de Forest, com uma válvula de três elementos.
O surgimento do rádio no Brasil
Em 1893, o padre Roberto Landell de Moura fez experiências de transmissão de ondas eletromagnéticas em Porto Alegre. Portanto, antes do italiano Guglielmo Marconi. Entretanto, não há registros do feito e o mérito nunca foi reconhecido.
Em 6 de abril de 1919, a Rádio Clube de Pernambuco realizou a primeira transmissão radiofônica no Brasil. Porém, o título de “pai do rádio” é atribuído ao cientista e educador Edgard Roquette-Pinto, que esteve à frente de uma das primeiras transmissões oficiais de rádio. Em 7 de setembro de 1922, no centenário da Independência do Brasil, o discurso de abertura da Exposição Internacional do Centenário da Independência, na então capital federal Rio de Janeiro, feito pelo presidente Epitácio Pessoa, foi transmitido para receptores instalados em Niterói, Petrópolis e São Paulo.
No mesmo dia, a ópera O Guarani, de Carlos Gomes, foi transmitida do Theatro Municipal do Rio de Janeiro para alto-falantes instalados na exposição. No ano seguinte, Roquette-Pinto e outros membros da Academia Brasileira de Ciências fundaram a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Em 1936, a emissora foi doada ao Ministério da Educação e Cultura e permanece no ar até hoje como Rádio MEC.
Transmissões comerciais de rádio
Ao longo da década de 1930 e, principalmente, na década de 1940, as transmissões comerciais de rádio ganharam força no mundo inteiro e transformaram o veículo no principal meio de comunicação de massa. A partir dos anos 1950, o rádio também foi o principal fornecedor de artistas para um novo veículo que surgia, a televisão, que em sua primeira década era praticamente um “rádio com imagem”.