Dia Mundial do Rádio: Conheça os precursores do rádio no Brasil e no Mundo

O Dia Mundial do Rádio foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para lembrar a estreia da primeira programação do órgão em 1946. Somente no Brasil, são mais de 10 mil emissoras de rádio atuando. Em mais de um século de atividade, o mais popular veículo de comunicação de massa segue firme e forte.

O início do rádio no mundo

A invenção do rádio é creditada ao italiano Guglielmo Marconi, que em 1896 montou o primeiro sistema prático de telegrafia sem fios. Porém, antes disso, em 1888, Heinrich Hertz verificou a existência de ondas eletromagnéticas. No mesmo período, o austríaco Nikola Tesla também utilizava o conhecimento de Hertz para tentar fazer a mesma coisa que o italiano. Inclusive, 19 patentes de Tesla foram usadas no invento de Marconi. Porém, somente em 1906 a voz apareceu, em um experimento de Lee de Forest, com uma válvula de três elementos.

O surgimento do rádio no Brasil

Em 1893, o padre Roberto Landell de Moura fez experiências de transmissão de ondas eletromagnéticas em Porto Alegre. Portanto, antes do italiano Guglielmo Marconi. Entretanto, não há registros do feito e o mérito nunca foi reconhecido.

Em 6 de abril de 1919, a Rádio Clube de Pernambuco realizou a primeira transmissão radiofônica no Brasil. Porém, o título de “pai do rádio” é atribuído ao cientista e educador Edgard Roquette-Pinto, que esteve à frente de uma das primeiras transmissões oficiais de rádio. Em 7 de setembro de 1922, no centenário da Independência do Brasil, o discurso de abertura da Exposição Internacional do Centenário da Independência, na então capital federal Rio de Janeiro, feito pelo presidente Epitácio Pessoa, foi transmitido para receptores instalados em Niterói, Petrópolis e São Paulo.

No mesmo dia, a ópera O Guarani, de Carlos Gomes, foi transmitida do Theatro Municipal do Rio de Janeiro para alto-falantes instalados na exposição. No ano seguinte, Roquette-Pinto e outros membros da Academia Brasileira de Ciências fundaram a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Em 1936, a emissora foi doada ao Ministério da Educação e Cultura e permanece no ar até hoje como Rádio MEC.

Ao longo da década de 1930 e, principalmente, na década de 1940, as transmissões comerciais de rádio ganharam força no mundo inteiro e transformaram o veículo no principal meio de comunicação de massa. A partir dos anos 1950, o rádio também foi o principal fornecedor de artistas para um novo veículo que surgia, a televisão, que em sua primeira década era praticamente um “rádio com imagem”.

Mídias

Contato