75 anos da McIntosh: Conheça a história da marca que comemora Bodas de Brilhante

A McIntosh Laboratory é uma empresa fundada nos Estados Unidos, em 1949, por Frank H. McIntosh e Gordon Gow. A companhia cria e produz amplificadores de áudio, sintonizadores estéreo, caixas de som, toca-discos, receptores, som automotivo e vários outros produtos de áudio. Os audiófilos reverenciam, principalmente, os amplificadores de válvula ou amplificadores de tubo da marca.

Ao longo dos anos 1950, durante a expansão econômica do pós-guerra, o crescimento da indústria fonográfica impulsionou a McIntosh, que rapidamente conquistou o mercado com seus equipamentos. Em 1965, amplificadores da McIntosh foram utilizados na transmissão da cerimônia de posse do então presidente norte-americano Lyndon Johnson. Dois anos depois, a companhia criou uma divisão exclusiva para caixas de som.

Amplificadores da McIntosh foram utilizados no Festival de Música de Woodstock em 1969. Um conjunto de vinte amplificadores de válvula McIntosh MC3500 foi usado para alimentar alto-falantes da JBL para distribuir o som para uma audiência de mais de 400 mil pessoas. Uma lenda urbana diz que esses amplificadores precisaram ser resfriados com gelo naqueles dias quentes de verão para não superaquecer.

O cofundador da Apple, Steve Jobs, fechou um acordo com a McIntosh durante os anos 1980 para usar o nome Macintosh nos computadores pessoais da Apple. Apesar de serem grafados com uma pequena diferença, a pronúncia da marca de áudio e dos computadores é a mesma. Em 2002, a McIntosh desenvolveu um rádio exclusivo para motocicletas Harley-Davidson. Vendido nas concessionárias da Harley, o rádio poderia ser adicionado a modelos que não possuíam rádio.

Durante os anos 1990, a companhia não estava bem economicamente e foi vendida para a Faurecia Clarion Electronics Company, uma empresa japonesa especializada em som automotivo. Os produtos da McIntosh eram extremamente apreciados no Japão. No início dos anos 2000, a empresa foi vendida para outra corporação japonesa. Em 2012, uma empresa italiana adquiriu a marca, que anos depois retornou sua sede aos Estados Unidos e se tornou o McIntosh Group.

Em 2023, o grupo inaugurou em Nova York o ‘The McIntosh House of Sound’, um showcase com mais de mil metros quadrados, com produtos da McIntosh, Sonus faber, Pro-Ject, Rotel e Sumiko. O local é descrito como uma jornada sensorial que exibe os melhores equipamentos de áudio high-end do McIntosh Group.

Mídias

Contato